Dicas para abrir uma distribuidora de bebidas

distribuidora de bebidas

Antes de abrir uma distribuidora de bebidas é preciso conhecer algumas estratégias. Afinal, esse tipo de comércio arrecada um significativo lucro aqui no Brasil, já que o brasileiro adora aproveitar uma boa bebida no final de semana. 

O ramo de cerveja no país, por exemplo, chega a movimentar cerca de R$74 bilhões, o equivalente a cerca de 1,6% do PIB anual. 

Em relação à taxa de empregos, temos cerca de 30 a 40 mil empregos na área, sem mencionar os 100 mil empregos indiretos. A produção brasileira só fica atrás da chinesa, da estadunidense e da alemã. A China e os EUA porque são os países com o maior número de habitantes e a Alemanha porque é o país com forte ligação com esse produto. 

Mas, ainda assim, é importante dizer que o consumo de bebidas não se limita apenas às bebidas alcoólicas, mas a todas, como refrigerantes, água e entre outros. Se você se interessou por esse ramo e pretende trabalhar com isso, confira a seguir algumas dicas.

O que é preciso saber antes de abrir uma distribuidora de bebidas?

Se você pretende trabalhar no ramo de venda de bebidas, é preciso entender que existem alguns pontos básicos e muito importantes a serem realizados. O primeiro é o plano de negócios. Para atuar no mercado de forma lucrativa, é preciso que, antes, você tenha uma estratégia bem elaborada. 

Um exemplo desse plano de negócios é entender qual será o seu público de vendas, se você vai distribuir as bebidas para supermercados e restaurantes da região ou se pretende trabalhar apenas com grandes marcas e com o serviço de entrega. 

Após definido o seu plano de negócios, você precisará buscar mais três coisas para poder começar a trabalhar de fato. São elas: uma boa infraestrutura, isso pode incluir o local de venda (boa localização); a formalização da empresa, ou seja, toda a documentação necessária e capital inicial, que será o dinheiro inicial que você precisará ter para investir.  

Mas qual a infraestrutura que devo ter para abrir minha distribuidora de bebidas?

Bem, um dos primeiros passos e até um dos principais, é encontrar a infraestrutura ideal para conseguir abrir sua distribuidora. Tudo dependerá do plano de negócios da sua empresa, mas já adiantando, o mínimo necessário é um ambiente que tenha dois espaços. 

Esses espaços podem e devem ser respectivamente o ambiente de armazenamento e distribuição, e um escritório administrativo. É importante também que o local escolhido esteja nas normas exigidas pela Vigilância Sanitária e o Plano Diretor Urbano da sua região. 

Por último e não menos importante, é preciso que a sua distribuidora tenha todos os equipamentos necessários. Esses equipamentos podem ser freezers, geladeiras, um ambiente para a chegada e saída dos caminhões, empilhadeiras ou carrinhos de carga, impressora para a emissão de notas fiscais, computadores e softwares de controle, além de engradados e pacotes de armazenamento. 

Como aproveitar a Black Friday a seu favor?

Na Black Friday, as oportunidades de garantir suas compras podem ser ainda melhores se você aproveitar as promoções. Conhecer o atacado em que você vai fazer suas compras é uma das vantagens para você que pretende abrir sua distribuidora de bebidas. 

É importante que você se mantenha informado sobre as promoções e benefícios que você poderá ter se comprar em um atacado. Independentemente dos produtos que você comprará, consulte os fornecedores de bebidas de sua preferência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.